ÚTIL E PRÁTICO: 25 MANEIRAS DE USAR BICARBONATO DE SÓDIO

Todo mundo conhece o bicarbonato de sódio. Esse composto químico é muito comum na cozinha, mas seu uso não se restringe somente à culinária. Além de seus usos domésticos, o bicarbonato de sódio pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde. Devido à sua versatilidade, descobrimos 25 maneiras inusitadas de se usar o bicarbonato de sódio. Quer saber mais? Veja esta lista!

Para Desinfetar Legumes e Frutas

Legumes e frutas costumam conter pesticidas, os quais são nocivos para sua saúde. Com bicarbonato de sódio, você pode desinfetar seus alimentos. Basta mergulhá-los numa tigela, contendo 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para 2 xícaras de água. Você também pode esfregar essa mistura sobre os produtos, usando uma esponja úmida.

Tapetes e Carpetes Limpos

Sabe aquelas manchas no carpete? Com bicarbonato de sódio, elas somem. Primeiro, você polvilha o bicarbonato de sódio sobre o tapete ou carpete. Em seguida, jogue água quente por cima e deixe agir por uma noite. Por fim, caso deseje resultados melhores, aspire. Para manchas difíceis de remover, basta seguir esse procedimento mais algumas vezes. Seu tapete vai parecer novo, e o melhor é que você nem gastou tanto para isso!

Chega De Mau Hálito

Ter mau hálito pode ser uma experiência muito desagradável. Para eliminar esse problema, escovar os dentes é fundamental, assim como o uso de antisséptico bucal. Mas você sabia que pode fazer seu próprio antisséptico bucal, usando o bicarbonato de sódio? A receita é supersimples: dilua meia colher de chá de bicarbonato de sódio em água morna, e pronto! Essa solução refresca seu hálito, além de ter propriedades antibacterianas e antimicrobianas.

Desodorante Natural

Cansou de usar desodorantes industrializados? Está procurando uma alternativa mais natural? O bicarbonato de sódio é o que você está buscando, então. Você só precisa misturá-lo com um pouco de água e esfregar essa mistura nas suas axilas. O bicarbonato de sódio serve como desodorante e elimina odores desagradáveis.

Purificando o Ar

É claro que, no mercado, há diversas opções de purificadores de ar. Mas eles apenas mascaram o mau cheiro, além de conterem produtos químicos tóxicos para o ser humano. Uma opção mais segura é utilizar bicarbonato de sódio como purificador de ar. Ao contrário dos purificadores comerciais, ele é capaz de interagir com os odores, eliminando-os por completo.

Deixe Suas Roupas Mais Brancas

Não existe nada pior do que roupas manchadas ou amareladas pelo tempo. Por sorte, o bicarbonato pode ser usado para deixar suas roupas mais brancas e limpas. Basta adicionar 1 xícara de bicarbonato de sódio, junto com o sabão para lavar roupas, durante a lavagem. Por ser um elemento alcalino, ele ajuda a remover as manchas e a clarear o tecido.

Banheiros Limpos

Mesmo com toda a diversidade de produtos de limpeza disponíveis, algumas manchas simplesmente não somem. Para não perder seu tempo e ainda economizar, use o bicarbonato de sódio! Além de deixar brancas as superfícies do banheiro, ele também tem ação desinfetante. Seu uso é ideal para limpar tanto os azulejos quanto as privadas e outras superfícies. Aplique sua mistura de bicarbonato de sódio, esfregando toda a área, e remova depois de 20 minutos.

Talheres Sem Manchas

É normal que os talheres fiquem manchados com o tempo. Para evitar que isso aconteça, que tal usar o bicarbonato de sódio? Ele é ótimo para remover manchas, graças à reação química que produz: você só precisa misturar o bicarbonato de sódio com água quente e despejar sobre os talheres. Seus garfos, facas e colheres ficarão brilhantes e limpos novamente!

Hora De Relaxar

Para relaxar depois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que uma ida ao spa. Se você tiver dinheiro sobrando, claro. Caso contrário, você pode criar seu próprio banho relaxante em casa, usando bicarbonato de sódio. Polvilhe 30 g de bicarbonato de sódio na água quente da banheira e relaxe em seu spa caseiro!

Desinfete a Escova De Dentes

No dia a dia, é provável que você nem se lembre de limpar sua escova de dentes. Mas é importante fazer essa limpeza, especialmente em épocas de gripes e resfriados. Além disso, todos os dias colocamos esse objeto na boca. Para que sua escova de dentes seja mais higiênica, deixe-a na mistura de bicarbonato de sódio, água e vinagre. Em cerca de 30 minutos, sua escova estará limpa e pronta para ser usada!

Tratamento Para Picadas De Insetos

Você sabia que a maioria dos cremes para tratar picadas contêm bicarbonato de sódio? Ele é útil para combater a vermelhidão, a coceira e incômodos decorrentes da picada de um inseto. Sendo assim, você pode criar sua própria solução. Basta misturar bicarbonato de sódio e água, e aplicar sobre a área atingida. No entanto, use com moderação.

Restaurando Panelas Queimadas

Eis que um dia, por acidente, você queimou o fundo de sua panela. Antes de jogar sua panela favorita no lixo, experimente limpar com bicarbonato de sódio! Mesmo que panelas queimadas sejam difíceis de se restaurar, essa solução pode ser útil para você. Ferva água e bicarbonato de sódio juntos e jogue sobre as superfícies queimadas da panela.

Limpe Os Sapatos

É normal que, com o uso, os sapatos acabem ficando com cheiro desagradável. Mas isso não é motivo para entrar em pânico. Para resolver esse problema, basta espalhar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em dois tecidos. Amarre esses tecidos juntos, deixando-os sobre os sapatos. Pronto! Seus sapatos ficarão livres de odores.

Chega De Azia

É provável que, em algum momento de sua vida, você tenha tido problemas de azia (ou refluxo). É aquela sensação de queimação, que vai da garganta ao estômago. Dependendo do alimento que consumimos, ou mesmo por questões de estresse, podemos ter azia e sentir muitos desconfortos. Para combater esse problema, experimente o bicarbonato de sódio! Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo d’água e beba. A azia logo irá embora!

Auxílio Em Tratamentos Para Câncer?

A quimioterapia é um tipo de tratamento usual para pessoas com câncer. Por meio da quimioterapia, pode-se retardar o desenvolvimento das células cancerígenas. Mas será que o bicarbonato de sódio pode ser útil no tratamento de câncer? Não existem evidências científicas que provem sua eficácia. Portanto, cirurgias e tratamentos tradicionais continuam sendo mais indicados.

Deixe Sua Omelete Mais Fofa

Algumas pessoas precisam comer muito, até ficarem satisfeitas. Se você é assim, uma omelete não vai ser suficiente para matar sua fome. Mas, adicionando ½ colher de chá de bicarbonato de sódio a cada 3 ovos, sua omelete vai parecer maior. Isso ocorre porque são criadas bolhas de dióxido, que também deixam a omelete mais fofa!

Ralos Limpos

Todo mundo sabe que a limpeza dos ralos é a pior parte da faxina. Mas os ralos da cozinha ou do banheiro só precisam de um pouco de bicarbonato! Experimente misturá-lo com vinagre e água fervente, na hora de limpar essas áreas da casa. Não vai levar nem 10 minutos!

Eliminando Maus Odores

Se sua pia tem triturador, você já deve ter percebido que, às vezes, surge um cheiro horrível. Nesse caso, o bicarbonato de sódio é superútil! Primeiro, adicione água quente ao triturador e aguarde 1 minuto. Depois, jogue ¼ de bicarbonato de sódio no triturador, ligando-o por 2 segundos. Espere 10 minutos e despeje 1 xícara de vinagre. Algumas bolhas vão se formar. Por fim, ligue a torneira e deixe a água correr. Sua pia ficará livre de odores desagradáveis.

Dentes Mais Brancos

É uma delícia tomar cafés e chás. O problema é que essas bebidas podem nos trazer más consequências, alterando a cor dos nossos dentes, por exemplo. Para continuar tomando seu cafezinho e ainda assim ter os dentes bonitos, é preciso investir dinheiro em produtos dentários e idas ao dentista. Mas você pode experimentar isso: misture ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio em água e aplique durante a escovação. Até certo ponto, o bicarbonato de sódio pode ajudar na limpeza dos dentes.

Gargarejo Contra a Dor

É horrível ter dores de garganta e garganta inflamada, não é mesmo? Em alguns casos, os remédios tradicionais podem nos causar reações indesejadas e serem prejudiciais. Uma boa alternativa para fugir dessas dores é fazer gargarejos com bicarbonato de sódio. Três vezes ao dia e alívio garantido!

Dê Adeus às Unhas Amareladas

É triste, mas algumas pessoas não podem ficar sem esmalte nas unhas: basta que a cor saia, para que as unhas amareladas apareçam. Para eliminar essas manchas de uma vez por todas, misture bicarbonato de sódio com um pouquinho de peróxido. Esfregue essa mistura sobre as unhas e tenha unhas normais de novo!

Para Clarear as Axilas

Seus amigos te chamaram para passar o verão na praia. Mas você não sabe como vai usar aquele lindo biquíni e esconder suas axilas escuras ao mesmo tempo, certo? Felizmente, existe uma solução fácil para o seu problema. Você vai precisar de bicarbonato de sódio, água e uma tigela. Misture os ingredientes, aplique sobre as axilas e massageie por 1 minuto. Espere agir por 30 minutos e, em seguida, lave com água morna. Para conseguir melhores resultados, faça o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

Problemas Nos Rins

Não é nenhuma novidade dizer que os rins são essenciais para a saúde de todo o nosso corpo. Eles retiram o excesso de água e resíduos do sangue, e por isso devem estar sempre saudáveis. Acredita-se que o bicarbonato de sódio possa ser utilizado para evitar a progressão da doença renal crônica, mas sempre em associação com os tratamentos tradicionais.

Melhore Seu Desempenho Físico

Por essa, ninguém esperava: até os atletas podem se beneficiar do uso do bicarbonato de sódio! Ele é capaz de retardar sua fadiga durante a execução dos exercícios de alta intensidade. Com isso, você mantém sua performance máxima por mais tempo e obtém mais benefícios do seu treino!

Add Comment